
Faltando menos de um ano e meio para a abertura das urnas, as eleições de 2026 já ocupam espaço importante na agenda dos partidos. No fim da semana ada, o vereador Rafael Bueno foi oficializado pelo PDT como pré-candidato a deputado estadual. Ao contrário de outros anos, quando o partido lançou mais candidatos para o cargo, desta vez Bueno deve ser aposta única.
O anúncio ocorreu em convenção do diretório municipal, no plenário da Câmara de Caxias. A reunião contou com a presença do deputado federal Afonso Motta (PDT). Mesmo com a sigla tendo o maior número de filiados na cidade, o nome de Motta, que é de Porto Alegre, deve ser apoiado pelo diretório municipal à reeleição para a Câmara dos Deputados.
Será a segunda vez que Rafael Bueno tentará vaga na Assembleia Legislativa. A primeira foi em 2014, quando ele ainda era filiado ao PCdoB. Na época, ele ficou na suplência.
Recusa
A vereadora Andressa Mallmann chegou a ser cotada pelo PDT para se candidatar a deputada federal e fazer a dobradinha com Rafael Bueno. A parlamentar, no entanto, recusou o convite.
À coluna, ela disse ter um "compromisso com a cidade" e que não tem intenção de sair de Caxias até finalizar o que acredita ser necessário. Eleita pela ligação com a causa animal, Andressa afirmou ainda ter que "discutir políticas públicas amplamente".
Homenagem aos 150 anos
A Assembleia Legislativa (ALRS) realiza nesta terça-feira (20) um Grande Expediente Especial em homenagem aos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul. Será às 14h no Plenário 20 de Setembro.
A sessão já tem a presença confirmada do cônsul-geral da Itália no Rio Grande do Sul, Valério Caruso, além de representantes de entidades culturais, grupos folclóricos e instituições ligadas à história da imigração. O governador Eduardo Leite (PSD) também é aguardado.
A homenagem foi proposta pelo deputado Guilherme Pasin (PP), que no início do mês recebeu a Ordine della Stella d'Italia (Ordem da Estrela da Itália), uma das maiores condecorações do governo italiano. A honraria foi entregue pelo embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, que destacou o trabalho de fortalecimento de laços entre Brasil e Itália. Pasin é presidente da Frente Parlamentar Brasil-Itália na ALRS.
Dados para basear ações

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (Cisga) está desenvolvendo um projeto para reunir dados das emissões de gases do efeito estufa e impactos causados pelas mudanças climáticas nas cidades que integram o grupo. Objetivo é reunir as informações em uma plataforma digital ível, capaz de traçar um perfil de cada município e contribuir na elaboração de políticas e ações de enfrentamento dos impactos das mudanças climáticas.
O projeto já recebeu R$ 300 mil em emendas parlamentares, encaminhada pela deputada federal Denise Pessôa (PT). Os recursos, entregues na semana ada pela assessoria da deputada ao diretor-executivo do Cisga, Rudimar Caberlon, serão utilizados na criação da plataforma virtual, que será abastecida conforme os dados forem coletados.
Projeto propõe campanha contra esmolas

Os vereadores Daiane Mello e Hiago Morandi, ambos do PL, protocolaram um projeto de lei na Câmara para instituir uma campanha municipal para convencer a população a não dar esmolas. O objetivo é incentivar a ajuda a instituições sociais e políticas oficiais de acolhimento.
Se for implantada e aprovada, a campanha prevê instalação de placas informativas, distribuição de materiais, atividades em escolas e outras instituições e canais oficiais de contato. Embora seja uma proposta da oposição, a medida está alinhada a manifestações da atual istração e também de gestões anteriores.
A proposta vai ar agora pela análise das comissões, inclusive quanto à constitucionalidade, uma vez que o Executivo será responsável pela análise da proposta.