
A garoa e o vento desta quarta-feira (28) não impedem que pessoas de todas as idades se desafiem em Caxias do Sul, em mais uma programação do Dia do Desafio.
Instalada na Praça Dante Alighieri, a principal atração do dia convida para um eio nas alturas. Com 10 metros de altura no início e sete no final, uma tirolesa de 70 metros de distância está à disposição da comunidade.
O aposentado Adelmar Dias do Amaral, 70 anos, não perdeu a oportunidade e, com os equipamentos de proteção, acompanhado pelos bombeiros, aceitou o desafio:
— Muito legal, se tivesse tempo ia de novo. A minha atividade física é caminhar e trabalhar, a gente tem que dar valor pra essas coisas porque é a nossa saúde, o nosso dia muda.

Desde o ano ado o Dia do Desafio, celebrado em todo o país, não realiza mais competições entre cidades, pra medir quem realizava mais atividades, como era feito até 2023.
No entanto, o incentivo à atividade física permanece como principal objetivo da data, para lembrar pessoas, como Naudionira Oliveira, 53, que a caminhada que faz todo dia, de casa ao trabalho, é também uma atividade física e não apenas uma forma de se locomover:
— A gente une o útil ao agradável: caminho do bairro Rio Branco ao Centro de quarta a sábado. A tirolesa dá um pouco de medo, mas eu gosto da sensação, já andei outras vezes.
Em Caxias, a programação que se iniciou durante a madrugada reuniu cerca de 150 participantes. As atividades também ocorrem no Ginásio do Sesi com alongamentos, exercícios de mobilidade e apresentações do coral da maturidade ativa.
Na Praça Dante Alighieri, o aferimento da pressão arterial está disponível até as 15h.