
Com a recusa da proposta de reajuste salarial na última sexta-feira (16), os servidores de Caxias do Sul entraram em estado de greve e uma nova paralisação ocorre nesta segunda-feira (19). Uma assembleia do Sindiserv deve ocorrer às 14h no largo da prefeitura.
Segundo a comunicação da prefeitura, das 82 escolas, 81 aderiram à paralisação. Apenas a EMEF Governador Leonel Brizola, no bairro Jardelino Ramos, não aderiu ao movimento. Na saúde, as unidades básicas de saúde (UBSs) funcionam normalmente.
A equipe da prefeitura de Caxias responsável pela negociação do reajuste salarial dos servidores vai se reunir a partir das 9h para discutir uma solução para o ime junto à categoria. Até o momento, o município mantém a proposta de ganho real de 1% que foi rejeitada em assembleia do Sindiserv na tarde de sexta.
Com a nova paralisação, os serviços municipais podem sofrer atrasos ou demora no atendimento. A prefeitura determinou que cada setor organize internamente as equipes para manter o funcionamento.
Os servidores que aderiram à paralisação terão que compensar as horas não trabalhadas e as aulas também deverão ser recuperadas.

A presidente do Sindiserv, Silvana Piroli, diz esperar uma proposta com maior recomposição salarial. O sindicato discorda do argumento do município de que não há espaço fiscal para o ganho real de 5,5% exigido pela categoria. Silvana diz que houve perdas no poder de compra nos últimos anos pela ausência de ganho real e por aumento na alíquota de contribuição para a previdência, inclusive entre servidores aposentados, que aram a ter o desconto.
A presidente do Sindiserv também defende que o gasto de pessoal corresponde atualmente a 44% do orçamento, abaixo do limite prudencial de 60%.