
A 21ª edição do Encontro das Tradições Italianas (Entrai) começa nesta sexta-feira (9), em Nova Milano, distrito de Farroupilha. Conforme a organização do evento, a programação será repleta de atrações artísticas e farta gastronomia. O Entrai ocorre até dia 18, nas sextas, sábados e domingos, e espera receber mais de 35 mil visitantes.
A secretária de Turismo, Cultura, Esporte, Lazer e Juventude de Farroupilha, Marli Bortolini da Silva destaca que a edição de 2025 é ainda mais especial, pois comemora os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, e, segundo ela, o Entrai representa justamente os costumes e tradições italianas, além da receptividade e carinho das famílias de descendentes. Somado a isso, ocorre em Nova Milano, berço da imigração italiana no Estado.
— Esta festa foi criada para destacar, valorizar, promover, manter as tradições italianas, que envolvem a gastronomia, a cultura, a música, além de valores e costumes dos primeiros imigrantes que aqui chegaram. E, para nós, essa festa é importante porque Farroupilha é o berço da imigração italiana. Lá chegaram as três primeiras famílias, Cripa, Sperafico e Radaelli, que se instalaram no distrito de Nova Milano — sintetiza a secretária.
A primeira leva de imigrantes chegou à região em 20 de maio de 1875, oriundos da província de Milão, no norte da Itália. Até hoje, os descendentes desses imigrantes preservam e celebram o talian, seus costumes, a gastronomia, a religiosidade e o legado cultural.
— O Entrai é o ápice, o ponto mais bonito, mais emocionante e mais importante das celebrações. Claro que vamos celebrar durante o ano todo os 150 anos de imigração italiana, mas essa festa em si carrega a cultura, o amor, o carinho e as homenagens que o povo de Farroupilha tem para prestar para esses imigrantes — destaca Marli.
Para as soberanas da festa, além de promover um encontro de arte, cultura e diversão, o Entrai traz a valorização das tradições.
— Para nós, estar na corte da festa nos 150 anos da imigração italiana é muito importante, porque significa resgatar e valorizar toda a cultura que os nossos anteados nos deixaram — afirma Vitória Bartelle, rainha do 21º Entrai — As princesas Suelen Olszeski e Maria Eduarda Busch completam o trio soberano.
Gastronomia, shows e feiras
Com uma estrutura montada na Praça da Imigração Italiana, em Nova Milano, o Entrai contará com espaços para mais de 20 expositores e um palco que receberá mais de 30 shows culturais. O evento contará ainda com seis áreas destinadas à alimentação, três cervejarias, 10 agroindústrias, espaço kids e uma feira de artesanato. Também terá a participação da Associação de Moradores de Nova Milano e do Clube de Mães As Milanesas, com o tradicional pão colonial e o grostoli.
— O Entrai continua sendo uma festa de família. Lá vamos encontrar um pão que sai do forno, vamos comer uma polenta com molho, um grostoli quentinho, a fortaia, o radicci com bacon. É isso que acolhe e que faz com que as pessoas gostem da festa. É como chegar na casa da nona — diz Marli Bortolini, titular da pasta do turismo.
O 21º Entrai tem entrada e estacionamento gratuitos. Nas sextas-feiras, dias 9 e 16 de maio, a programação ocorre das 14h às 22h; aos sábados, 10 e 17 de maio, das 9h às 21h, e nos domingos, dias 11 e 18 de maio, das 8h às 20h.
A programação também contará com o encontro de carros antigos, organizado pelo grupo Classic Car Club de Farroupilha, com as missas celebradas na Paróquia Santa Cruz, e aos domingos, os tradicionais almoços típicos no salão da paróquia.
Confira a programação completa
Sexta-feira, dia 9
- 17h - Abertura com receptivo cultural italiano
- 18h - Coral Anima D’itália
- 19h - Cerimônia de abertura oficial do 20º Entrai
- 19h30min - EMEF Santa Cruz apresenta: Da l'Itália Noi Siamo Partiti: o Legado dos 150 Anos da Imigração Italiana.
- 20h30min - Banda Municipal Cinquentenário de Farroupilha
- 22h - Encerramento
Sábado, dia 10
- 9h - Abertura
- 10h - Grupo Folclórico Italiano Nanni
- 11h - Coral Stella Alpina
- 12h - Coral Canarinhos da Serra de Vila Jansen
- 13h - Carol Gobbato
- 14h - Torneio de Quatrilho
- 14h30 - Grupo Vocal Allegro
- 16h - Grupo Teatral Miseri Coloni com o espetáculo "Capuceto Rosso"
- 17h - Missa na Paróquia Santa Cruz - Praça de Nova Milano
- 17h45min - Coral Radize
- 18h30min - Tenor Alexandre Borges
- 20h - Diogo Oliboni
- 21h - Encerramento
***Jogos Coloniais aberto ao público das 15h às 17h - Modalidades: corrida de carriola; chute na mastela; arremesso de ovo; corrida do copo de vinho; tocar bigoli; debulhar milho.
Domingo, dia 11
- 8h - Abertura
- 8h - Encontro de carros antigos do Classic Car Club de Farroupilha (em caso de chuva, o encontro será transferido para o dia 18)
- 8h30min - Missa na Paróquia Santa Cruz, na Praça de Nova Milano
- 11h - Coral IL Romano
- 11h30min às 13h30min - Almoço típico no salão da Paróquia Santa Cruz de Nova Milano
- 12h - Grupo Felice Personne
- 14h - Banda Os Atuais
- 16h30min - Grupo Girotondo
- 19h - Homero Couto
- 20h – Encerramento
Sexta-feira, dia 16
- 18h - Abertura
- 19h - Coral Nova Trento
- 20h - Família Ávila
- 22h - Encerramento
Sábado, dia 17
- 9h - Abertura
- 11h - Coral São Brás
- 12h - Coral Ana Rech
- 13h - Grupo Folclórico Italiano Nei Tempi Del Filó
- 13h30min - Inês Rizzardo
- 14h30min - Grupo de Dança Ballo D’Itália
- 15h30min - Duo Cavatappi - Música Italiana
- 17h - Missa na Paróquia Santa Cruz, na Praça de Nova Milano
- 18h - Tenor Dirceu Pastori
- 19h30min - Musicale Kremony
- 21h - Encerramento
***Jogos Coloniais aberto ao público das 15h às 17h
Domingo, dia 18
- 8h - Abertura do Evento com Receptivo Cultural Italiano
- 8h30min - Missa na Paróquia Santa Cruz - Praça de Nova Milano
- 11h - Coral Infantojuvenil Canarinhos de Farroupilha
- 11h30min às 13h30min - Almoço Típico no Salão da Paróquia Santa Cruz de Nova Milano
- 12h - Grupo de Dança Italiana Fare Amicci
- 13h30min - Gruppo Ragazzi Dei Monti
- 16h - Os Fagundes
- 18h30min - Robson Gervasoni e Grupo
- 20h - Encerramento.