
Varejo Eberle - Presentes que duram a vida inteira. Esse era o slogan que acompanhava os anúncios publicitários da antiga metalúrgica nos anos 1950, 1960 e 1970. adas tantas décadas, boa parte daqueles itens - hoje peças de família e colecionadores - estará novamente disponível ao público na primeira edição da Feira de Antiguidades Eberle volta pra Casa. Será neste sábado, das 9h às 16h, exatamente no local onde elas eram produzidas e comercializadas: no Pátio Eberle (Rua Sinimbu, 1.670)
A atração, uma parceria entre o Pátio Eberle e o Antiquário Jonathan Franco, busca resgatar uma das memórias afetivas marcantes do comércio caxiense até meados dos anos 1980: conferir as novidades da empresa nas vitrines do Varejo da Eberle - inaugurado oficialmente em 16 de abril de 1949.
Assim como naquela época, faqueiros, baixelas, jarras de prata, castiçais, facas para churrasco, conjuntos de chá, café e sobremesa, baldes de gelo, petisqueiras, galheteiros, peças sacras, espadas, luminárias e uma infinidade de outros artigos poderão ser adquiridos - alguns ainda lacrados e nas caixas originais.
Além de itens de cutelaria, montaria e selaria, estarão disponíveis as clássicas lamparinas reeditadas em 1996 - ano do centenário da empresa - e os dois livros emblemáticos sobre a trajetória da metalúrgica e de seu fundador, editados em 1943 e 1947: Abramo Já Tocou e O Milagre da Montanha, ambos de autoria de Álvaro Franco.



BAÚ DE ARMANDO PETTINELLI
Em meio a tantas preciosidades garimpadas para esta primeira edição, chama a atenção o baú em couro, madeira e metal que pertenceu ao representante comercial Armando Pettinelli, nos anos 1940 (foto abaixo).
Pettinelli (atuante no interior do Rio Grande do Sul) e dezenas de outros viajantes foram os responsáveis por levar a marca Eberle a quase totalidade do território nacional e aos vizinhos Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile.

ANÚNCIOS ANTIGOS
Na seleção abaixo, alguns anúncios dos anos 1950 e 1960 destacando os lendários produtos Eberle.




ESCOLA EBERLE
Embora focada na produção da Eberle, a feira também conta com um pequeno acervo de peças de outras metalúrgicas locais, como Bellini, Saretta e Gazola.
AGENDE-SE
:: O quê: Feira de antiguidades Eberle volta pra casa, promovida pelo Pátio Eberle em parceria com o Antiquário Jonathan Franco.
:: Quando: neste sábado (dia 10), das 9h às 16h.
:: Onde: Pátio Eberle (Rua Sinimbu, 1.670 - Caxias do Sul).
:: Quanto: entrada franca.