
O Dia Nacional do Patrimônio Histórico, 17 de agosto — também Dia Estadual do Patrimônio Cultural —, foi a data especialmente escolhida para o lançamento do novo livro da autora caxiense Tadiane Tronca. E não por acaso. Trata-se da publicação As Casas de Ontem - Vida e Morte do Patrimônio Histórico-Cultural de Caxias do Sul 1975 2022, que ganhará debate e sessão de autógrafos exatamente em um dos espaços por excelência da memória caxiense: o Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami.
As Casas de Ontem aborda a relação da cidade com seu patrimônio histórico-cultural edificado nas últimas cinco décadas, com destaque para a atuação do Poder Público Municipal nesse trabalho coletivo.
Entram aí quesitos como legislação, políticas públicas de educação patrimonial, o trabalho dos órgãos responsáveis, os instrumentos jurídicos em prol da preservação, os “caminhos” para o tombamento e os mecanismos de incentivo para os proprietários. Também detalha os bens perdidos e salvos no período 1975 a 2022 e traz a lista dos 50 imóveis inscritos no Livro do Tombo do Município.
ÓPERA, UM CASO PARA NÃO ESQUECER
Conforme destacado pela autora, toda essa tarefa de tutela de um bem cultural a pela observação do ado recente da cidade - para se compreender o que foi feito corretamente e o que poderia ter sido encaminhado de outra forma, evitando-se, assim, a repetição de equívocos no presente e no futuro.
No livro são abordados alguns dos casos mais emblemáticos vividos pelos caxienses, como a luta pela preservação da Cantina Antunes (atual Centro de Cultura Henrique Ordovás Filho), do antigo Hospital Carbone (sede do Arquivo Histórico), da Estação Férrea e da Maesa – sem esquecer da mobilização em torno da permanência do Cine Teatro Ópera e seu trágico fim, tomado pelas chamas, em dezembro de 1994.



AGENDE-SE
- O quê: lançamento do livro “As casas de ontem: vida e morte do patrimônio histórico-cultural de Caxias do Sul 1975 2022”, da escritora Tadiane Tronca. Juntamente com o romance "A Casa do Navio Pintado", o livro integra o projeto Ficção e Realidade – A memória num encontro de dois mundos, financiado pelo Pró-Cultura do Governo Rio Grande do Sul.
- Quando: nesta quarta (17), a partir das 19h30min, com sessão de autógrafos e bate-papo com a autora.
- Onde: Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami (Av. Júlio de Castilhos, 318 - bairro Lourdes - Caxias do Sul).
- Quanto: entrada franca. Os exemplares estarão à venda no local e pelo site da editora Bestiário (www.bestiario.com.br/tadianetronca). O valor é R$ 30. Posteriormente, serão comercializados nas livrarias e também no Amazon, no formato e-book (este último por R$ 28).