
Verão é época de recordar dos tempos em que rumar de ônibus ao Litoral Norte era uma aventura regada à expectativa, alegria e, para muitos, coragem. Basta perguntar a quem tem mais de 60, 70 anos. Com estradas precárias - ou quando ainda nem havia estrada, completar o percurso “Interpraias” entre Tramandaí e Torres era algo imprevisível
O ônibus ia pela beira da praia, onde a areia costumava ser mais firme. Os veículos precisavam ar pelos antigos cômoros, onde eram colocadas esteiras gigantes.
Atolar era algo bastante comum, seja devido ao areião ou a algum descuido dos motoristas em trechos mais “moles”.
Acima, um dos poucos registros fotográficos dessa “aventura”, que marcou a infância e juventude de muitos veranistas entre os anos 1940 e 1970 - hoje relembrado pela exclamação “bons tempos aqueles”.
Compartilhada e comentada em diversos perfis do Facebook, como o “Torres Anos 70 e Antes” e “Fotos Antigas de Torres RS”, a foto também integra o site oficial do Expresso Caxiense, acompanhada da seguinte descrição:
“O pioneirismo no transporte de ageiros para o Litoral trouxe reveses como o de perder veículos na areia da praia, ou dentro do mar, como nos mostra a foto tirada em 1956”.
Confira algumas lembranças despertadas no seguidores.
“Esse era o ônibus que meu pai, José Martinez, fazia o trecho Tramandaí a Torres. Era o ônibus "amarelinho" do Expresso Caxiense. Não havia estrada, ele vinha pela beira da praia. Meu querido pai foi um pioneiro”. (Marlene Martinez)
“O sr. Martinez era muito amigo do meu pai. Algumas vezes, eu ia com ele de ônibus até Santa Teresinha, só pra ear. Estas viagens eram feitas pela beira da praia e na maioria das praias, ele entrava businando para pegar ageiros, era muito divertido. Algumas vezes, atolava na beira da praia, aí descia todo mundo para ajudar. Lembro dele, homem de estatura pequena, com óculos de aviador, gente do bem. Gostava muito dele”. (Cezar Benetti)
“Viajei nestes ônibus para Torres, eu era bem pequena, tenho lembrança do mar e de um senhor que tocava violão e cantava a viagem inteira”. (Ana Luiza Jaskulski)

Verão de 1972
Falando em Expresso Caxiense, há 50 anos, a empresa destacou seus itinerários de verão nas páginas do Pioneiro. O anúncio, veiculado em 8 de janeiro de 1972, elencava duas linhas diárias.
A linha 1 compreendia saída de Caxias do Sul rumo a Tramandaí, Capão da Canoa, Arroio do Sal e Torres (via praia com baldeação em Capão da Canoa). A linha 2 abrangia Osório, Terra de Areia, Curumim, Arroio do Sal e Areias Brancas (via BR-101, sem baldeação).
Naquele veraneio, o início das viagens começou em 27 de dezembro de 1971.