• Os cursos eram limitados a cem horas, ministrados em duas semanas de aulas presenciais (80 horas) para formação de eletricista e aulas online (20 horas) sobre normas de segurança. 
  • Na documentação enviada à CEEE Equatorial, a empresa informava carga horária até três vezes superior à efetivamente ministrada aos trabalhadores.
  • A data destes supostos treinamentos, registrada nos certificados, é anterior à contratação formal dos trabalhadores pela Setup, o que fere a legislação trabalhista.
  • Há casos de técnicos que trabalhavam em outra empresa ou recebiam seguro-desemprego no período do suposto treinamento e que o instrutor estava ministrando aulas em duas cidades no mesmo dia.
  • A legislação

    Para efetuar algumas tarefas executadas pelas equipes acidentadas, exige-se 80 horas de curso apenas sobre segurança em instalações elétricas, além da formação como eletricista. O curso ministrado pela CEEE Equatorial em parceria com o Senai prevê 360 horas de curso de eletricista, mais o treinamento em segurança.

    CEEE diz que segurança é valor inegociável

    Procurada para comentar as mortes de trabalhadores terceirizados e as queixas por falhas no atendimento, a CEEE Equatorial não respondeu os 15 questionamentos enviados por GZH. A empresa divulgou nota na qual diz manter rigoroso processo de controle sobre os parceiros e que a segurança é um valor inegociável. 

    A Setup, principal terceirizada da CEEE e onde trabalhavam os três eletricistas mortos em 2023, também não respondeu às perguntas de GZH. Por nota, a empresa disse lamentar os acidentes e ter adotado medidas preventivas e reparatórias. A Setup disse ainda que “prestará os devidos esclarecimentos em momento oportuno, pelos meios cabíveis”.

    A nota enviada pela CEEE:

    A respeito dos questionamentos da reportagem do jornal Zero Hora, a CEEE Equatorial informa que mantém rigorosos processos de controle sobre a atuação de parceiros e fornecedores no que se refere ao cumprimento das legislações trabalhistas aplicáveis ao setor elétrico.

    A concessionária acompanha as investigações do Ministério do Trabalho e, comprovadas irregularidades, tomará as medidas cabíveis e sanções previstas aos fornecedores implicados. A CEEE Equatorial destaca, ainda, que a segurança e o bem-estar de sua força de trabalho, seja ela própria ou terceirizada, é um valor inegociável do Grupo Equatorial.

    A nota da Setup:

    O Grupo Setup, em 2024, completa 18 anos de história. Em todo esse período, o Grupo Setup sempre buscou alcançar seus objetivos utilizando as melhores práticas de gestão de pessoas, de forma que a prioridade do Grupo Setup sempre foi com a segurança de seus colaboradores. Todos os profissionais que atuam no Grupo possuem os cursos necessários para o desempenho de suas atividades e seguem padrões rigorosos de segurança. Além disso, o Grupo Setup acredita na importância da conscientização das medidas para a prevenção de acidentes de trabalho e desenvolve diversas campanhas, que ocorrem semanalmente, em todos os nossos postos de trabalho, por meio do setor de Segurança do Trabalho da empresa, que é composto por profissionais capacitados e comprometidos. O Grupo Setup investe fortemente em tecnologia em todos os segmentos nos quais atua e acredita na importância de um trabalho integrado, dinâmico e eficiente, alinhado, também, com a valorização profissional. Por fim, o Grupo Setup lamenta os acidentes ocorridos em sua operação e se solidariza com os familiares e amigos, ao tempo em que, reitera que todas as medidas preventivas e reparatórias cabíveis foram tomadas à época. Com relação às alegações dos órgãos de fiscalização do Rio Grande do Sul, o Grupo Setup informa que as apurações necessárias foram realizadas e a empresa prestará os devidos esclarecimentos em momento oportuno, pelos meios cabíveis.

    GZH faz parte do The Trust Project
    Saiba Mais

    RBS BRAND STUDIO