- A vitamina C presente nas frutas cítricas tem uma participação importante no sistema imunológico, já que fortalece os glóbulos brancos, responsáveis por combater agentes infecciosos. Entretanto, o nutriente não tem a capacidade de prevenir infecções como a gripe - explica.
Se, por um lado, a vitamina C não ajuda a evitar a gripe, por outro pode ajudar a reduzir a duração dos sintomas. Para amenizar os sintomas da gripe é recomendado a ingestão de 250 mg de vitamina C diariamente. Consumindo essa vitamina a pessoa tende a se recuperar mais rápido.
Benefícios das frutas cítricas com vitamina C
Se for consumida na quantidade certa, a vitamina C pode oferecer diversos benefícios à saúde:
Protege contra o envelhecimento das células.
Ajuda a reduzir o risco de certos tipos de câncer, ataques do coração, doenças pulmonares e derrames cerebrais.
Fortalece o sistema imunológico, prevenindo infecções como gripes.
Entre as frutas cítricas que são boas fontes de vitamina C destacam-se laranja, limão, tangerina, acerola, maracujá e kiwi. Mas para que essas frutas protejam o organismo é preciso ficar atento à maneira como elas são conservadas e preparadas.
- Não se deve colocá-las no refrigerador e os sucos devem ser feitos e consumidos na hora - alerta Bordini.
Xô, gripe: como prevenir?
Alguns hábitos no dia a dia podem afastar o risco de contaminação pelo vírus da gripe. Alimentar-se de forma saudável, consumindo todos os dias verduras, legumes e frutas; dormir bem, em média 8 horas por dia; manter a higiene, como limpar as mãos com álcool ou com água e sabão; e evitar ambientes fechados, pode prevenir a infecção.
Mas se mesmo seguindo esses hábitos a pessoa contrair a gripe, é importante beber bastante líquido, inclusive suco de laranja, e procurar um médico.