Idade mínima para se aposentar aumenta em seis meses na virada de cada ano. Diogo Sallaberry / Agencia RBS
A exigência de idade mínima para se aposentar aumentou em 2025. Este ano, podem solicitar o benefício pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) mulheres com 59 anos e homens com 64.
A alteração faz parte da atualização anual da chamada regra de transição. Aprovada na Reforma da Previdência de 2019, ela fica mais rígida a cada virada de ano. As alterações atingem, principalmente, quem estava trabalhando antes de 13 de novembro de 2019, quando foi promulgada a mudança no sistema de aposentadoria brasileiro.
Calculadora de GZH permite que você cheque qual é a melhor opção para se aposentar para quem começou a trabalhar antes de 2019, confira:
A Reforma da Previdência de 2019 previu regras de transição. Uma dessas regras é a exigência de idade mínima de tempo de contribuição:
As novas regras também fixaram uma idade mínima para se aposentar:
De novo, quem já estava no mercado de trabalho quando a reforma foi promulgada, teve criada uma "escadinha", com a exigência de idade mínima subindo gradualmente a cada ano. A transição aumenta em seis meses a cada virada de ano.
Por exemplo: em 2024 podiam se aposentar:
Agora, em 2025:
A exigência aumentará até chegar aos 62 anos para as mulheres em 2031 e aos 65 anos para os homens em 2027 — datas em que ambos cumprirão a mesma regra válida para os brasileiros que começaram a trabalhar após a promulgação da reforma.
As alterações no sistema de aposentadoria valeram tanto para o mercado formal do setor privado (ou seja, quem tem "carteira assinada") quanto para o serviço público federal. No caso dos servidores, também é exigido ter 20 anos no serviço público e cinco anos no cargo.
Desde 2023, já está plenamente em vigor a regra para a aposentadoria por idade, destinada a trabalhadores de baixa renda que contribuíram pouco para a Previdência Social e se aposentariam por idade na regra antiga.
Para ambos, o tempo mínimo de contribuição exigido para se aposentar por idade está em 15 anos.
Além da idade mínima progressiva, uma outra regra de transição que se aplica à maioria dos trabalhadores é a do sistema de pontos.
Para entender:
A pontuação mínima necessária será interrompida quando a exigência chegar a cem pontos para as mulheres, em 2033, e 105 pontos para os homens, em 2028.
Pontuação necessária para pedir aposentadoria em 2025:
É , mas ainda não recebe as newsletters com assuntos exclusivos? Clique aqui e inscreva-se para ficar sempre bem informado!