
Camila Maccari, Especial
Quantas vezes você já perdeu alguma oportunidade ou deixou de fazer algo que queria porque não se sentiu boa o suficiente ou capaz de dar conta? Essas e outras questões são centrais para quem participar do Chá de Autoestima, projeto desenvolvido pela jornalista carioca Nuta Vasconcellos, que desembarca em Porto Alegre pela primeira vez neste final de semana.
O programa é um dos produtos da GWS, plataforma de desenvolvimento pessoal para mulheres, criada por Nuta em parceria com a especialista em marketing Marie Victorino. Com sede no Rio de Janeiro, a GWS promove atividades voltadas para o autoconhecimento feminino, como o próprio Chá de Autoestima – que, contando com a vinda ao Estado, já terá ado por cinco capitais brasileiras.
Neste sábado (13), rola por aqui a palestra que funciona, de acordo com Nuta, como um início na jornada pelo amor próprio:
– É uma tarde onde entendemos todos os aspectos da estima pessoal e como ela afeta não somente nossa relação com o espelho, mas também nossas relações com os outros, nossas metas, rotina e sonhos. O objetivo é deixar você mais atenta aos gatilhos positivos e negativos e apresentar ferramentas para começar a construir uma atitude mais positiva sobre você mesma.
O encontro aborda temas que vão desde a necessidade de se falar sobre amor próprio, ando por tópicos como autoestima e moda até alimentação e exercícios físicos. Já no domingo (14), a dupla promove o chamado Intensivo, um workshop íntimo, para seis mulheres, desdobramento da palestra:
– Essa etapa é uma imersão na sua própria história e conta com exercícios práticos para estimularmos o autoconhecimento e a mudança de mindset. Traçamos metas alcançáveis para mudanças reais, rumo à construção de uma vida com amor próprio e realizações.
Para Nuta, o Chá de Autoestima a longe de ser um programa conformista.
No próprio site já está dito com todas as letras: “Não queremos te convencer a não mudar em qualquer aspecto da vida que você deseja. Muito pelo contrário”.
São várias camadas que temos que tirar de cima da gente para realmente trabalhar o amor próprio
NUTA VASCONCELLOS
criadora do Chá de Autoestima
– Vivemos na era da comunicação, mas nos comunicamos pouco com nós mesmas. Está na hora de termos conversas honestas com a gente, de ter responsabilidade e assumirmos as rédeas da nossa vida. Sentir vontade de mudar é positivo. O que temos que entender é de onde vem esse desejo e, principalmente, entender por que essa mudança ainda não aconteceu de forma saudável. São várias camadas que temos que tirar de cima da gente para realmente trabalhar o amor próprio – explica.
Faz tempo que Nuta se interessa pelo assunto – foi em 2010 que escreveu o primeiro texto em que falava sobre autoestima. Conta que o retorno foi incrível e que, depois disso, nunca mais parou. Até que, em 2016, percebeu que apenas falar não dava conta da demanda do público que a acompanhava.
– Recebia, e recebo, muitas mensagens do tipo: “Eu sei que você está certa, iro como você se sente, mas não consigo me sentir diferente.” Por isso, quis criar algo que, de fato, ajudasse as mulheres a trabalhar o amor próprio. Exercícios, ferramentas, algo palpável. E foi assim que comecei a elaborar o Chá de Autoestima. O projeto levou um ano para nascer, depois de muito estudo, leitura, cursos e conversas. O material é todo muito bem pensando e com embasamento – diz.
Palestra Chá de Autoestima
• Quando: Sábado (13), das 15h às 18h
• Local: Nuwa (Rua Augusto Pestana, 153, Santana)
• Ingresso: R$ 90
Intensivo Chá de Autoestima
• Quando: Domingo (14), das 10h às 19h
• Local: Nuwa (Rua Augusto Pestana, 153, Santana)
• Ingresso: R$ 330
Mais informações em gwsmag.com