Um animal de estimação exige disponibilidade financeira e de tempo. Pense nisso, detalhadamente, antes de se comprometer.
Considere a expectativa de vida do bicho que deseja adotar. Um gato pode ultraar os 20 anos.
Adotantes idosos com problemas de mobilidade podem ter dificuldades para cuidar de um cachorro. O gato é bem mais independente.
No dia a dia, ter um pet não significa apenas fornecer água e ração. Os animais devem ter qualidade de vida. Um cachorro, além de precisar ear na rua, gosta muito de companhia — humana e da mesma espécie. Se o bicho não tiver um companheiro, promova essa interação levando-o a praças, parques ou local onde possa brincar com outros.
Faça uma estimativa de qual seria o impacto de um bicho de estimação no seu orçamento: ração, visitas ao veterinário (uma vez ao ano, quando não há doença), vacinas, vermífugo, banhos, hospedagem para o período de viagens. No início, há também o custo de alguns órios, como potes para comida e água, guia, cama etc.
Cães e gatos devem receber alimentação de acordo com a faixa etária. A oferta de ração precisa acompanhar as diferentes fases da vida — filhote, adulto, idoso — ou estar de acordo com eventuais necessidades especiais, como problemas renais, por exemplo.