• Eclipse solar total: ocorre quando o Sol, a Lua e a Terra estão perfeitamente alinhados, fazendo com que a Lua cubra completamente o disco solar por alguns minutos. O céu escurece temporariamente, como se fosse noite
  • Eclipse solar parcial: acontece quando o alinhamento não é exato, fazendo com que apenas parte do Sol seja ocultada pela Lua. Esse será o caso do eclipse deste sábado
  • Eclipse solar anular: ocorre quando a Lua está mais distante da Terra e não cobre completamente o Sol, deixando visível um anel de luz ao redor
  • Além disso, existe o eclipse solar híbrido, o mais raro de todos, que combina características dos eclipses total e anular no mesmo evento. 

    Diferença entre eclipse solar e lunar

    Os eclipses solares e lunares ocorrem devido ao alinhamento entre o Sol, a Terra e a Lua, mas com diferenças fundamentais:

    Enquanto o eclipse solar exige proteção especial para observação, o eclipse lunar pode ser visto a olho nu sem riscos para a visão.

    Próximos eventos astronômicos

    O calendário astronômico de 2025 reserva outros fenômenos interessantes para observadores. Porém, nenhum deles será observável no Brasil.

    Após o eclipse solar deste sábado (29), um novo eclipse lunar total poderá ser visto em setembro, especialmente na Europa, África, Ásia e Austrália. 

    Por aqui, o próximo eclipse lunar total será em 3 de março de 2026, segundo a previsão da NASA.

    GZH faz parte do The Trust Project
    Saiba Mais

    RBS BRAND STUDIO