• Buscar acompanhamento profissional
  • Não ir além do seu limite
  • Tentar se exercitar todos os dias
  • Ficar atento à respiração
  • Criar uma rotina de exercícios
  • Variar os tipos de movimentos
  • Procurar uma companhia para a prática
  • 12 adaptações

    O professor Gabriel Hoerlle, da GH Centro de Treinamento, dá dicas de exercícios físicos para serem feitos dentro de casa:

    AFUNDO

    Gabriel Hoerlle / Arquivo Pessoal

    Em pé, dê um o à frente com uma das pernas. Flexione o joelho da frente e desça. O joelho de trás deve descer em direção ao chão. 

    AGACHAMENTO

    Gabriel Hoerlle / Arquivo Pessoal

    Deixe uma cadeira à disposição. Posicione-se em frente a ela, com as pernas abertas a uma distância um pouco maior do que a largura do quadril. Sente-se estendendo os braços para frente. Cuide para não deixar que os joelhos façam uma rotação para dentro. 

    AGACHAMENTO BÚLGARO

    Gabriel Hoerlle / Arquivo Pessoal

    Segue uma ideia semelhante ao afundo, no entanto, a perna de trás fica com o peito apoiado na cadeira. Desça lentamente sem deixar o joelho dianteiro ultraar a linha do pé. 

    AGACHAMENTO SUMÔ

    Gabriel Hoerlle / Arquivo Pessoal

    Providencie duas sacolas com alimentos para servir de peso. Coloque-as em um cabo de vassoura. Para fazer o exercício, abra bem as pernas com as pontas dos pés voltadas para fora. Segure o cabo de vassoura com as sacolas em frente ao corpo. 

    APOIO

    Gabriel Hoerlle / Arquivo Pessoal

    Apoie braços e pés no chão. Os braços devem estar na largura dos ombros. Flexione os braços e desça em direção ao chão. Para iniciantes, pode-se apoiar os joelhos no chão. 

    DESENVOLVIMENTO

    Gabriel Hoerlle / Arquivo Pessoal

    Sentado, pegue uma sacola em cada mão. Levante os braços na altura dos ombros, fazendo um ângulo de 90°. Estenda os braços e retorne à posição inicial. 

    MOBILIDADE TORÁCICA 

    Gabriel Hoerlle / Arquivo pessoal

    Posicione-se ao lado de uma parede. Coloque um joelho no chão. A outra perna fica dobrada e encostada na parede. Encoste os braços na parede, mantendo as palmas das mãos juntas. Abra o braço "de fora", fazendo uma torção do tronco até levar a mão ao outro lado da parede.

    PERDIGUEIRO 

    Gabriel Hoerlle / Arquivo pessoal

    Apoie joelhos e mãos no chão. Estique um braço para frente e a perna oposta para trás, por exemplo, o braço direito e a perna esquerda. Permaneça por alguns segundos na posição e troque de lado. Com o avanço dos treinos, busque ficar mais tempo na posição. 

    REMADA CURVADA

    Gabriel Hoerlle / Arquivo Pessoal

    Coloque uma mochila com algum peso dentro em um cabo de vassoura. Em pé, abra as pernas, flexione levemente os joelhos e projete os glúteos para trás, mantendo as costas retas. Segure o "peso" em frente ao corpo e traga ele em direção ao tronco, flexionando os braços. 

    REMADA CURVADA SUPINADA

    Faça o mesmo processo anterior, dessa vez, com as palmas das mãos voltadas para cima. 

    ROSCA DIRETA

    Gabriel Hoerlle / Arquivo Pessoal

    Usando cabo de vassoura e sacolas, flexione os cotovelos puxando o peso em direção ao peito. 

    Orientações básicas

    Exercícios substitutivos

    Para atividades aeróbicas: corridas e pedaladas (exercícios de maior duração e menor intensidade) podem ser equiparadas com atividades como, por exemplo, subir e descer escadas, corrida estacionária (parado no mesmo lugar simulando o movimento de correr) e suas variações, como elevações de joelho ou calcanhares (fazendo como que se aproximem dos glúteos) e polichinelos.

    Para atividades de agilidade: esportes coletivos, como o futebol, por exemplo, que exigem picos de explosão muscular, têm movimentos que podem ser aproximados de exercícios com deslocamentos laterais, pequenos arranques para trás e para frente, saltos verticais e horizontais.

    Para atividades de força: muito associados ao que se trabalha nas academias, exercícios para ganho e manutenção de massa muscular podem ser feitos utilizando o próprio peso do corpo, com agachamentos, flexão de pernas e braços em suas mais diversas variações. Para aumentar a carga, podem ser usados os equipamentos improvisados já citados.

    Produção: Állisson Santiago e Camila Kosachenco

    GZH faz parte do The Trust Project
    Saiba Mais

    RBS BRAND STUDIO