O Alienista. Enquanto eles folheavam os livros,com aquele ar indecifrável que tem todo o estudante, perguntei ao Scliar:"Você acha que isto vai ajudar?", e ele respondeu com um sorriso debochado:"Bom, Camargo, nós fizemos a nossa parte. Agora é só esperar que Thomas Mann, Tolstoi, Susan Sontag, Cronin, Lobo Antunes e o Machado façam a deles".

Nosso último encontro foi no Santos Dumont, no Rio, em novembro de 2010. Ele aguardava um voo para Salvador e eu voltava para casa. Ao ver-me, interrompeu de imediato a conversa com um desconhecido, puxou-me pelo braço e disse: "Obrigado por me salvar. Este chato estava já na décima piada de judeu, e eu desesperado que ele contasse ao menos uma que eu não conhecesse!".

Ocorreu-me, então, o quanto seria divertido se ele proferisse uma conferência na Academia Nacional de Medicina sobre o humor judaico, um dos seus temas preferidos. Ele ficou entusiasmado com o convite e nos despedimos. Só nos esquecemos de combinar que ele não morresse antes do fim daquele verão.

Leia todas as colunas de J.J. Camargo

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais

RBS BRAND STUDIO