Para conseguir aproveitar e notar os diversos benefícios das atividades físicas, é necessário manter o corpo em movimento e fugir do sedentarismo. Segundo o Guia sobre Atividade Física e Comportamento Sedentário da Organização Mundial da Saúde (OMS), publicado em 2020, o aconselhado é ter uma rotina de exercícios físicos regulares.
— Na infância, tem que ser diversificado. É mais aconselhado que a criança experimente várias atividades e se divirta, do que foque em um esporte só. Já na adolescência, na vida adulta e na terceira idade, tem que focar na prática de atividades físicas ou esportes que gostem — sugere o médico do esporte.
Ele enfatiza, porém, que é importante fazer tanto exercícios aeróbicos, como pular corda, caminhar e correr, por exemplo, quanto atividades de treinamento de força, como musculação. O treino de músculos contribui para redução de dores localizadas e fortalecimento dos músculos:
— Uma das grandes preocupações da geriatria hoje é a sarcopenia, que é a fraqueza óssea e muscular. Isso pode trazer consequências como lesões e dificuldade de mobilidade — acrescenta.
Para Drummond, porém, o maior benefício das atividades físicas é a funcionalidade.
— A expectativa de vida aumentou. As pessoas estão sendo pais e avós muito mais tarde. A funcionalidade é importante para garantir que as pessoas vão poder curtir a vida com mais qualidade e por mais tempo do lado dos filhos e netos.
*Produção: Yasmim Girardi