Tire suas dúvidas sobre a reabertura das academias
Quais as condições para a reabertura das academias com mais de um aluno?
Academias e espaços privados para atividades físicas, inclusive nos clubes sociais, terão oferecer atendimento de forma individualizada, sempre limitado a um aluno a cada 16 metros quadrados, podendo ser acompanhado por um profissional. Além disso, o número de frequentadores não pode ultraar 50% do previsto no Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI).
Por que algumas academias e estúdios de ginástica já vinham funcionando?
O decreto anterior da prefeitura permitia que todas academias reabrissem, desde que atendessem a um aluno por vez. Para as grandes, a reabertura não valia a pena em razão dos altos custos. No entanto, algumas academias de bairro e estúdios de pilates, recondicionamento e funcional, por exemplo, já vinham trabalhando individualmente.
Esportes com contato físico voltam a ser autorizados?
Não. Ficam permitidos apenas os esportes individuais, sem contato físico e com distanciamento mínimo de dois metros entre os praticantes.
Se houver área de convivência ou salas de espera na academia, como funcionarão?
Os estabelecimentos que possuam sala de espera para atendimento deverão assegurar o distanciamento mínimo de dois metros entre os presentes e disponibilizar álcool em gel 70% a todos.
As academias também terão de obedecer às regras gerais de higiene do comércio e dos serviços que já vinham funcionando?
Sim. As academias também terão de oferecer álcool gel aos frequentadores, garantir o abastecimento de sabão e toalha descartável nos banheiros e disponibilizar máscaras de proteção aos funcionários para deslocamento.
As academias reabrirão imediatamente?
Conforme apuração da reportagem, muitas academias aguardarão a próxima semana para reabrir, período em que farão as adaptações para se adequar aos requisitos da prefeitura. O ideal é que os alunos entrem em contato com a istração para saber a data da reabertura e se será necessário agendar o horário de treinamento.
Se eu verificar alguma irregularidade, como posso denunciar?
A prefeitura orienta a ligar para o telefone 156, para que as equipes de fiscalização possam proceder.