O Complexo Hospitalar Unimed será o primeiro estabelecimento de saúde da Serra Gaúcha a dispor de um equipamento de cirurgia robótica. Até a virada do ano, o hospital deverá contar com o funcionamento do robô Da Vinci, desenvolvido pela empresa norte-americana Intuitive. Entre os principais diferenciais do equipamento, estão a garantia de ainda mais segurança nos procedimentos, intervenções mais precisas, processos minimamente invasivos e a recuperação mais rápida dos pacientes.
- A Unimed sempre foi e continua sendo a líder do mercado. É a marca Top of Mind no seguimento de saúde privada por mais de 30 anos. Isso ocorre exatamente por oferecermos soluções inovadoras, alinhadas com o que existe de melhor no setor, em benefício de nossos clientes - destacou o vice- presidente da Unimed Nordeste-RS, Dr. Lisandro Pavan.
O robô poderá ser utilizado em diferentes tipos de cirurgias. Durante o procedimento, o cirurgião fica em um console, afastado do paciente, manipulando as pinças através de um “joystick”.
O equipamento otimiza os movimentos, com maior segurança e precisão. Outra equipe está pronta para atuar, ao lado do paciente, caso seja necessário.
- São investimentos robustos, em tempos difíceis para o setor, mas seguimos firmes com o compromisso de fornecer aos nossos beneficiários a melhor infraestrutura, com os melhores profissionais, os melhores cuidados e uma entrega de valor diferenciada, elevando ainda mais a experiência dos nossos clientes - diz o presidente, Dr. André Leite.
Durante a feira, a cooperativa participou do projeto Plano de Voo do Sebrae, com o podcast: Futuro da saúde: tecnologia e inovação a serviço do bem-estar. O presidente da Unimed Nordeste-RS, Dr. André Leite, fez um bate-papo descontraído com a jornalista Alexandra Zanella. A saúde do futuro foi o enfoque da conversa. Questões referentes a digitalização, uso de inteligência artificial, cirurgia robótica, monitoramento remoto do paciente e telemedicina foram destaques da conversa. O áudio e o vídeo estão nas plataformas digitais do Sebrae e no Spotify.
Outras inovações foram apresentadas ao público visitante no estande da Unimed Nordeste-RS. É o caso do tour em realidade virtual pelo Complexo Hospitalar Unimed, experiência imersiva pela qual o público pôde conferir algumas das mais avançadas infraestruturas de atendimento oferecidas pela cooperativa médica, dentro de um hospital de alta complexidade e com acreditação internacional. Além disso, a Unimed Nordeste-RS apresentou mais detalhes de investimentos realizados, como equipamentos de monitoramento não invasivos de ponta, serviço próprio de Oncologia, Casa Semente (voltada ao acolhimento de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista – TEA), além da incorporação de novas tecnologias, em especial o módulo de oncologia com apoio da Inteligência Artificial, em parceria com a MV Sistemas. O CEO da Empresa, Paulo Magnus, salientou a importância da parceria.
- Como líder no fornecimento de Sistemas de Informação para a área da saúde, a MV se orgulha da parceria com a Unimed Nordeste-RS para fornecer soluções para a nova área de Oncologia, contribuindo para levar o cidadão ao centro do cuidar - completou.
Durante a 32ª Mercopar, a Unimed Nordeste-RS recebeu centenas de visitantes, incluindo várias autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de autoridades eclesiásticas e militares.
- A Unimed Nordeste-RS é uma cooperativa médica e, como tal, está sempre alinhada com a comunidade. Nesse sentido, a presença das diversas autoridades em nosso estande só reforça esse compromisso de parceria institucional com a nossa comunidade. Temos apoiado as necessidades da população, sempre que possível, como fizemos recentemente em Santa Tereza, por ocasião das
enchentes, quando, em menos de seis horas, montamos um hospital de campanha equipado com leitos e equipamentos avançados, além de uma pequena sala de procedimentos cirúrgicos e o fornecimento de medicamentos gratuitamente para atender toda a população daquela comunidade - ressaltou o presidente André.
- Gostaria de parabenizar a Unimed Nordeste-RS pela inovação em saúde que está trazendo para Caxias do Sul e região. Isso demonstra a pujança de nossa cidade e do empreendorismo de nossas instituições - relatou a vice- prefeita de Caxias do Sul, Paula Ioris.
- A presença da Unimed na Mercopar, trazendo tecnologia de ponta para a feira, demonstra seu comprometimento em buscar sempre aprimorar o seu cuidado em saúde, trazendo melhorias para a comunidade de Caxias do Sul - ressaltou o prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico.
A participação da Unimed no evento da Mercopar só foi possível graças à parceria e ao apoio do Sebrae RS.
Conforme Gustavo Rech, gerente regional do Sebrae RS, “a participação da Unimed na 32ª Mercopar abre uma enorme janela de oportunidades de negócios e parcerias entre essa grande empresa e as micro e pequenas empresas da região”.
- Duas certezas: a primeira é que a Unimed Nordeste- RS continuará sempre buscando inovação e tecnologias que façam sentido ao seu core business e que agreguem valor na jornada de seus beneficiários. A segunda é que estaremos presentes novamente na 33ª Mercopar. A experiência de interação com nossos clientes, realização de novos negócios e networking foi extremamente positiva - avaliou o presidente da cooperativa.