Reportagem de Zero Hora acompanhou como estavam as obras na BR-116 em fevereiro deste ano. Renan Mattos / Agencia RBS
O viaduto que promete melhorar o o ao Parque de Exposições Assis Brasil, na BR-116, será totalmente liberado para trânsito nesta sexta-feira (23). A estrutura fica em frente à bilheteria do parque, em Esteio, na Região Metropolitana.
Uma cerimônia marcada para as 15h deve marcar a liberação do fluxo Interior-Capital. O sentido contrário já está aberto há duas semanas. O viaduto possibilita um novo retorno e facilita o o à Avenida Cezar Antônio Betanin, onde fica o estacionamento do parque.
A expectativa é de que a estrutura melhore o trânsito durante a Expointer, em setembro. O ato irá contar com a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho. Durante a manhã, ele cumprirá agenda em outras duas obras na BR-470, em Bento Gonçalves e Veranópolis, na serra gaúcha.
A entrega deste viaduto marca a finalização das obras no complexo Esteio, que contempla outros dois elevados, um em frente à estação Esteio da Trensurb e outro no o pela Rua Celina Kroef, além de duas pontes sobre o Arroio Sapucaia.
Estas melhorias integram a série de intervenções na BR-116 entre Porto Alegre e Novo Hamburgo. O contrato prevê o fim de todos os trabalhos em 2026.
Com o fim desta etapa, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) trabalha no alargamento do Viaduto da Metrovel, em Canoas, serviço que deve ser concluído em até quatro meses. Na sequência, será ampliado o Viaduto da Boqueirão, no mesmo município.
Além disso, está em andamento a implementação da terceira faixa na pista principal da BR-116, entre Porto Alegre e Novo Hamburgo. O trecho da Capital, na região do aeroporto, deve ter a ampliação liberada para trânsito em outubro.