
Na definição das eleições de 2024 neste domingo (6), um recorde foi quebrado em Caxias do Sul. Hiago Morandi (PL) é o candidato a vereador mais votado da história do munícipio, com mais de 11 mil votos. O recorde anteriormente era de Assis Melo, pelo PC do B, com 8.399 votos em 2008.
Antes, em 2020, Morandi já havia tentado vaga no legislativo caxiense. Ele concorreu pelo Patriotas e ficou como primeiro suplente, com 1.037 votos. Foi nesta condição que assumiu por um período em 2022, substituindo Sandro Fantinel na época.

— O voto do Hiago Morandi é um voto de revolta, para quem cansou do sistema político caxiense, para quem cansou da mesmice — declarou Morandi, afirmando que será o vereador que "mais vai trabalhar".
Morandi e apoiadores comemoraram a eleição nas ruas. Veículos saíram do comitê do novo parlamentar, na Rua Moreira César, e foram em direção à Praça Dante Alighieri. Lá, eles gritavam "a Câmara é nossa"
Em entrevista à Gaúcha Serra, o novo vereador de Caxias atribuiu a votação histórica por ter "dado a cara a tapa" nos últimos anos, realizando denúncias.
Morandi disse ainda que será um "fiscalizador" na Câmara:
— Definir as prioridades é o problema (na Câmara), eles focam muito em nome de rua e fazer homenagem a empresas e as pessoas. Isso até pode ser feito, mas antes disso a gente tem que defender a nossa Constituição e a gente tem que fazer o papel do vereador, que é o papel de fiscalizar. Então, a gente deve ser um fiscalizador, quando eu falo de ser atuante, eu vou fiscalizar como ninguém todo o serviço público de Caxias, eu vou ver para onde vai o dinheiro do caxiense. Esse é o primeiro plano nosso quando chegar lá.

Durante a entrevista, o vereador do PL contou ainda que ou a atuar na cidade há quase dez anos após "quase perder o filho". Ele relatou que não recebeu atendimento adequado na UPA Central. Morandi ganhou destaque com vídeos em redes sociais.
— Lá (na UPA) foi meu primeiro vídeo, e aí depois a gente não parou mais. Foi o primeiro vídeo quando eu quase perdi meu filho por falta de atendimento — descreveu.
Anteriormente, além de Assis Melo, Washington também tinha conseguido quebrar a barreira de oito mil votos. Em 2012, o ex-jogador de futebol teve 8.005 votos.