
Bento Gonçalves segue em alerta devido ao aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Nesta terça-feira (27), a cidade já registra 327 infectados, 40 a mais do que na última semana, sendo parte deles causados pelo vírus influenza (67), coronavírus (20) e vírus sincicial respiratório (57). O número de doentes com a H1N1 também subiu de 43 para 46. Desta forma, medidas foram tomadas para agilizar os atendimentos como contratação de mais médicos e compra de novos equipamentos.
Ainda no início de maio, Bento foi contemplada com R$ 120 mil para investir no combate a doenças respiratórias através do 'Programa Inverno Gaúcho com Saúde', do governo do Estado. Entre as ações já foram executadas a compra de 10 leitos em Carlos Barbosa, a compra de equipamentos e o chamamento dos novos profissionais para abertura do novo andar de internação para pacientes respiratórios. A partir de 02 de junho serão ampliados os atendimentos da seguinte forma:
- A Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) ará a contar com dois médicos extras das 18h às 22h, diariamente;
- O Pronto Atendimento (PA) Zona Norte com um médico extra das 14h às 20h, diariamente;
- E a Unidade Zona Sul, no bairro Botafogo, a a ter atendimento das 17h às 21h para casos leves respiratórios, de segunda a sexta-feira, desafogando o fluxo da UPA.
A estratégia permanece até o mês de agosto. De acordo com a secretária da Saúde, Daiane Piuco, as decisões foram tomadas com o intuito de agilizar os atendimentos.
— Estamos monitorando constantemente o número de atendimentos na nossa rede de saúde e acompanhando o crescimento de casos respiratórios em adultos e crianças. O programa Inverno Gaúcho vai ampliar nossa capacidade de atendimento e agilizar a resolução dos casos — destacou Daiane.
O prefeito Diogo Siqueira, que esteve na UPA nesta segunda-feira (26), ressaltou a importância do reforço no atendimento.
— Esse período do inverno apresenta uma procura maior pelos serviços de saúde e precisamos estar oferecendo ações que qualifiquem e ampliem esse atendimento à nossa população — disse.
Ação de vacinação no Centro
Para ampliar a cobertura dos imunizados, nesta quinta (29) e sexta-feira (30), na Via del Vino, será realizada uma ação de vacinação contra a Influenza e HPV. A unidade móvel de saúde atenderá das 8h30min às 16h nos dois dias.