Além das notícias urgentes, o jornalismo é feito de boas histórias. São elas que mostram a força das pessoas que vivem na comunidade, seja com relatos de sucesso, de superação e de tantos outros desafios.
Ao longo de 2024, o Pioneiro contou diferentes histórias e, para encerrar a série que relembrou os fatos marcantes de 2024, destacamos os personagens que mais chamaram a atenção ao longo do ano.

Jurema Secco
Habilidosa e criativa na cozinha, a caxiense Jurema Secco foi protagonista do setor de alimentação da Festa da Uva 2024. É dela a invenção do pastel de polenta, um dos principais sucessos do evento. A procura era tanta que a organização da Festa da Uva instalou placas indicando aos visitantes onde encontrar o famoso lanche com recheio de queijo e massa com farinha de milho. É dela também a criação do pastel de uva e do pastel de fortaia (recheio de queijo e salame) — combinações inusitadas que chamaram a atenção do paladar de quem esteve no evento. Ano que vem terá Festa das Colheitas. Qual será a próxima invenção de Jurema">Dieulene Charles, 35, e Veniet Jerome são os pais da pequena Olga; a primeira bebê a nascer em Caxias do Sul em 2024. Neimar De Cesero / Agencia RBS
Olga Lorraine
Não poderia ser mais simbólico que o primeiro bebê nascido em Caxias do Sul em 2024 representasse os diferentes povos que fazem parte da cidade. Filha de haitianos, Olga Lorraine nasceu à 1h30min de 1º de janeiro pesando 3,415 quilos e medindo 47,5 centímetros no Hospital Geral (HG). Olga Lorraine teve o nome escolhido pela mãe, Dieulene Charles, e pelo pai, Veniet Jerome.

Leonardo Carvalho
Em fevereiro, o 35º Rodeio Internacional de Vacaria abriu a programação campeira com o verdureiro Leonardo Carvalho, 24 anos, laçando só com um dos braços. Natural de Tupanciretã, no noroeste do Estado, o laçador perdeu o membro superior direito quando criança, e há três anos começou a laçar. Sempre envolvido em rodeios, entretanto, não imaginava que um dia subiria a cavalo para laçar boi.

Família Mariani
Quanto trabalho, cuidado e poesia cabem em uma videira? A planta que carrega a fruta símbolo de uma região inteira foi a personagem principal da série de reportagens Quatro estações da videira, que misturou história e cultivo, aproximando o leitor de uma das principais heranças econômicas e culturais dos italianos na Serra gaúcha. Na série, os Mariani, de Bento Gonçalves, mostraram todo o esforço feito em meio aos parreirais para manter uma tradição que já dura cinco gerações. O projeto foi uma parceria da RBS TV, Pioneiro e Gaúcha Serra.

Jonas Echer
Jonas Echer, 36 anos, assumiu uma missão: ele foi o Papai Noel da 19ª edição do Magia de Natal do Vale Iluminado, em Galópolis, em Caxias do Sul. Morador do bairro, Seu Echer, como é chamado pela mãe, nasceu com síndrome de Down. Há cinco anos, ele encarna o personagem mais querido da época, mas neste ano a plateia vai além da própria família. Ele vestiu o traje de Noel para se tornar o chefe do Natal de Galópolis. Tinha como responsabilidade receber crianças e suas cartas, distribuir doces e acenar para o público por um motivo bem simples e, ao mesmo tempo, muito importante:
— Eu adoro me vestir de Papai Noel — conta ele.