
Moradores de Faria Lemos e Tuiuty já começaram a deixar as casas após o alerta de evacuação dado pela prefeitura de Bento Gonçalves. A estimativa é que, ao longo desta quarta-feira (8), cerca de 150 pessoas devam sair das localidades do interior.
A área já estava em situação de alerta, por conta dos deslizamentos de terra causados pela enchente da última semana. Com a previsão de chuva, geólogos da prefeitura avaliam a possibilidade de novos deslizamentos no local.
Conforme o prefeito Diogo Siqueira, cerca de 60 pessoas estão abrigadas no Salão da Comunidade Nossa Senhora do Rosário, em Faria Lemos. Outras seguem para a casa de amigos e familiares.
Uma força-tarefa entre prefeitura, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil está percorrendo as residências para conversar com a população e convencer os moradores a irem para áreas seguras. Segundo o prefeito, está mais fácil as as casas.
— Estamos atuando na sensibilização destas pessoas. Sabemos que muitos retornaram há pouco tempo devido à pausa da chuva, mas entendemos que não é seguro estar nesses locais agora. Se formos pecar, que seja pelo excesso de cuidado – pontua o prefeito.
O Corpo de Bombeiros Voluntários de Bento Gonçalves está atuando no auxílio aos moradores que precisam deixar Faria Lemos e Tuiuty. As solicitações de ajuda devem ser feitas por meio do telefone (54) 99222-0944. O número 193 não está funcionando na região.