
Encerrou neste domingo (18), a 5ª edição do Festival Forró da Serra, evento que celebrou a cultura nordestina em Caxias do Sul durante três dias. A atividade envolveu muita música, dança, gastronomia típica e oficinas, que foram distribuídas entre a Villa Basilico, Largo da Estação Férrea e na Feira Maesa Cultural.
Durante os dias 16 e 18 de maio, muitas apresentações foram realizadas pelos artistas Cléber Almeida, Fran Nóbrega, Banda Forró Solado e Baião de Cordel. Para um dos idealizadores do evento, Giovani Monteiro, o evento vem crescendo a cada ano e já tem data para 2026.
— O Forró da Serra está se consolidando cada vez mais e por isso já temos data certa para a realização do evento no ano que vem. Será nos dias 15, 16 e 17 de maio. E, se Deus quiser, vai ser um sucesso, com o auxílio dos patrocinadores — comenta Giovani.
Além dos shows, no sábado (17), ocorreram oficinas gratuitas de dança e de música conduzidas por Giovani e pela também organizadora do evento, Carol Zini. Já a oficina de ritmos nordestinos foi conduzida pelo percussionista Cléber Almeida, que trouxe uma abordagem envolvente para gêneros como baião, xote e xaxado. Ele contou que ficou surpreso com a recepção calorosa do público.
— Foi melhor do que eu imaginava. Chegar aqui em Caxias para falar sobre baião, sobre xote, ritmos nordestinos, e ter essa recepção, foi uma surpresa muito boa — destacou Cléber.
O festival se encerrou na tarde de domingo, antes da chuva, com um "arrasta-pé" que alegrou o público presente na Feira Maesa Cultural, que comemorava seus três anos de existência. O show reuniu os talentos de Cléber e Fran juntamente com a banda caxiense Forró Solado.
O Festival Forró da Serra é uma realização da Ballroom Produções e contou com financiamento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul.