
No coração do bairro Panazzolo, região central de Caxias, ainda há resquícios de um dos mais importantes empreendimentos enraizados na cultura local. Em parte desse lugar, onde estava localizada a Vinícola Luiz Antunes, cujo apogeu se deu entre as décadas de 1930 e 1950, está o Quinta São Luiz, complexo gastronômico e comercial, localizado na área onde antes era a residência do diretor Armando Antunes.
Pois bem, em meio a drinks, cafés, quitutes e refeições elaboradas por chefs renomados, está sendo formado um novo espaço de convívio com destaque para a cena cultural caxiense.
Nesses espaço, ainda em expansão, como frisa a gestora do Quinta Estação, Chirlei Battassini, já existe um lounge com sofás e poltronas, decorado com pinturas por meio de uma parceria com a Galeria Arte Quadros, além de um espaço para exposições temporárias, noutra parceria, dessa vez com o curso de Artes da UCS e, mais recentemente, foi inaugurada a Biblioteca Escritores Locais.
Como o nome já entrega, se trata de um acervo especialmente dedicado a valorizar a produção literária da região, dos mais diversos gêneros, incluindo biografias e obras históricas.
Entre os autores que já integram o acervo da biblioteca estão os patronos da Feira do Livro de Caxias do Sul, Delcio Agliardi, Helô Bacichette, Dinarte Albuquerque Filho, Marcos Fernando Kirst, Maya Falks, Paulo Ribeiro e Uili Bergamin. Um detalhe importante, os livros não estão disponíveis para serem retirados e levados pra casa (muito menos roubados).
A ideia, conforme explica Chirlei, é que as pessoas que estiverem circulando pelos ambientes do Quinta São Luiz, em seus momentos de lazer, possam se sentar no lounge ou na cafeteria para saborear a literatura local.
— Acho essa biblioteca de escritores locais essencial, porque preserva e valoriza a identidade cultural de nossa cidade, conectando gerações por meio da escrita de quem vive e sente a região. Em um espaço como o Quinta São Luiz, que já carrega história, natureza e arte, a biblioteca ganha ainda mais significado, tornando-se um ponto de encontro entre memória, criatividade e pertencimento — justifica Chirlei.

O que vem por aí
Além da inauguração da biblioteca, que nasce tímida, como diz a Chirlei, mas com enorme potencial de crescimento dada a larga produção literária de Caxias, o Quinta São Luiz reserva novidades. A primeira delas já vai ocorrer nessa semana, na sexta-feira (30), na abertura do Caxias in Vino.
A Chirlei revela que será exibida uma das primeiras garrafas de vinho envasadas pela Vinícola Antunes, datada de 1866. A garrafa ficará exposta permanentemente nesse novo espaço de convívio, no mesmo lounge onde também fica a Biblioteca Escritores Locais. Sugestivo, não?
E, até o final de junho, devem ser inaugurados dois novos empreendimentos gastronômicos no Quinta, ampliando de sete para nove operações, que oferecem opções desde a alta gastronomia, ando por petiscos e cervejas, a doces e cafés.

Ampliação do acervo
- Os escritores locais são convidados a doar livros para ampliar o acervo.
- Para isso, basta chamar a Chirlei Battassini pelo WhatsApp (54) 99941-6100 e informar a ela que deseja realizar as doações.
- Ou mesmo quem tenha em casa livros de autores locais, inclusive sobre a história da cidade e da região podem efetivar suas doações por meio deste contato.