
Um showroom feito com blocos polímeros reciclados será montado na próxima semana no Pátio da Estação, em Caxias do Sul. O espaço de 25 metros quadrados é da Leve Blocos Inovação e Tecnologia, empresa caxiense que oferece o material como solução para construções de imóveis.
Os blocos, também chamados de tijolos, são feitos a partir de matérias-primas de indústrias da região que seriam descartadas. Após ser descontaminada e moída, é feito o processamento por injeção térmica. Os blocos são usados para subir as paredes de uma casa, por exemplo. A montagem é feita por encaixe e a base pode ser de concreto ou metálica.
Conforme o engenheiro civil e proprietário da Leve Blocos, Leandro André De Ross, os tijolos de plástico são duráveis e oferecem conforto térmico e acústico. A obra é feita praticamente a seco já que, segundo ele, há uma redução de 98% no uso de água. Reduz também em 85% o uso de energia elétrica.
— É uma obra 20% mais barata do que a convencional. Além disso, tem baixa manutenção depois de pronta — destaca De Ross.
A empresa nasceu em 2013 e fez testes entre 2015 e 2016. A primeira obra foi no litoral de Santa Catarina, em 2017. Em 2020, a empresa se tornou, de fato, comercial. As divisórias internas do TecnoUCS, por exemplo, foram feitas com os blocos de polímeros reciclados.
A Leve Blocos tem unidade de injeção no bairro Eldorado e de reciclagem em Monte Bérico.