
Um projeto de inserção mercado de trabalho e qualificação de empreendedores rendeu a Caxias do Sul o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora na categoria Inclusão Produtiva. O Capacita Caxias foi considerado a melhor iniciativa entre as inscritas no Estado e levará a cidade para a grande final em Brasília, em junho.
Coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Inovação, com apoio do Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda e das Relações Comunitárias, o Capacita Caxias já qualificou 2,2 mil pessoas. O programa, criado em outubro de 2022, contabiliza 130 cursos, mais de 50 entidades parceiras e 3,3 mil horas de capacitação.
— O Capacita Caxias tem um propósito bem claro, o de levar conhecimento. Ele não segmenta, é amplo e traz diversidade: para quem quer empreender, para quem quer entrar no mercado de trabalho, para todos. Nós olhamos para quem tem mais necessidade, queremos capacitar quem não tem condições de pagar um curso — destaca Élvio Gianni, secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação.
Outras 14 cidades gaúchas foram premiadas na etapa estadual. O anúncio dos vencedores foi feito nesta quarta-feira (27).
Mais qualificação
Caxias quer avançar na capacitação, especialmente para a indústria (uma demanda do setor), e na segunda-feira serão abertas inscrições para curso de LID e Metrologia em parceria com o governo do Estado por meio do RS Qualificação. A capacitação será oferecida para 300 pessoas em vulnerabilidade. Inicialmente, serão duas turmas, uma no Desvio Rizzo e outra na prefeitura.
Conforme Gianni, já foi acordado com Simecs, Simplás e Sindicato dos Metalúrgicos o encaminhamento para contratação após o término do curso.