Criada em 1996 pela Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), a Liga Nacional de Futsal começou com os chamados “clubes de camisa”. Isto é, clubes que tinham sua tradição vinda do futebol de campo, bem como Inter/Ulbra (primeiro campeão do torneio), Corinthians/Lousano, Palmeiras/Rhumell, Vasco/DalPonte/Unimed Goiás/Futsal 2000 e São Geraldo/Minas fizeram com que a Liga chegasse com muita relevância.
Nos anos seguintes chegaram Atlético-MG, campeão já na estreia, em 1997, Flamengo e São Paulo. Além do extinto Inter/ULBRA, a ACBF, de Carlos Barbosa, campeã nacional cinco vezes, vai para a sua 29ª participação. Já a Ulbra, de Canoas, possui três títulos, enquanto o Atlântico, de Erechim, levou para casa um caneco.
As novidades
O Vélez Camaquã, fundado em 2024, é a grande novidade desta edição de 2025. O clube da região sul do Estado participará pela primeira vez da disputa. O Alviazul entrou na vaga da Assoeva, de Venâncio Aires, que encerrou suas atividades nesta temporada.
Outras novidades são o Cruzeiro, de Belo Horizonte, que deixou o Brasileirão de Futsal para disputar a Liga, e o Dracena, do interior de São Paulo, que volta a jogar a Liga Nacional depois de cinco anos. Em relação a 2024, deixam de participar Assoeva (RS), o Brasília (DF) e o Taubaté (SP).
A Liga Nacional de Futsal já teve 14 campeões diferentes de seis Estados. Os maiores vencedores são a ACBF, de Carlos Barbosa, e o Jaraguá, de Santa Catarina, com cinco títulos cada.
Pentacampeões
Tricampeões
Bicampeões
Campeões
Rio Grande do Sul
10 títulos com ACBF, Ulbra, Atlântico e Inter
São Paulo
7 títulos com Magnus, Corinthians, Orlândia e Santos
Santa Catarina
6 títulos com Jaraguá e ville
Paraná
3 títulos com Pato Futsal e Cascavel
Minas Gerais
2 títulos com o Atlético/MG
Rio de Janeiro
1 título com o Vasco da Gama