
Fria, morna, quente ou fervendo: como está a sua libido? O teste do livro Homem Micro-Ondas, Mulher Fogão a Lenha traz a resposta. A autora, a sexóloga Gabriela Dias, propõe medir o "QI sexual" do público antes e depois das reflexões, dicas e experimentos apresentados no lançamento da Editora Hábito.
Com trechos direcionados a homens e mulheres, a obra detalha os fatores que contribuem para a manutenção do desejo sexual ao longo da vida, os motivos que causam a queda e como evitá-la. O foco da leitura são casais que buscam melhorar a vida sexual e se permitir momentos mais prazerosos a dois.
No capítulo Depois Que os Filhos Chegam, de título autoexplicativo, a autora, que é enfermeira pós-graduada em Obstetrícia e em Sexologia, fala sobre como as rotinas dos casais podem ser ajustadas após a maternidade. A partir da concepção de que sexualidade e autoestima são conceitos intimamente ligados, Gabriela destaca o poder das trocas de ideias e do autoconhecimento.
— O diálogo é fundamental. Quem conversa se entende. Quando a mulher diz que a libido está em baixa por falta de iração, por exemplo, será que o outro sabe disso? Quando reclama da rotina exaustiva, ele entende o que pode fazer para ajudar? Da mesma forma o homem, que também sofre com falta de libido, apesar de não se falar muito disso. Muitos têm dificuldade de compartilhar seus dilemas — exemplifica ela.
A libido é multifatorial, lembra a sexóloga. Falar sobre o que se sente, contar possíveis experiências traumáticas e dizer o que gosta e o que não gosta são alguns dos caminhos indicados pela especialista.
— Além disso, tem muito casamento que cai na rotina. Rotina foi feita para tudo, menos para sexo. Muitos casais perdem o desejo porque entram no piloto automático, começam a relação sexual já sabendo como vai terminar, e é muito difícil ter libido neste formato — alerta.
Confira a entrevista completa com Gabriela:
Por que o sexo se tornou um "complicador dentro das relações amorosas"?
Atribuo isso à ausência de educação sexual, ao fato de as pessoas não terem orientação. Os homens tiveram a "educação", entre aspas, baseada na pornografia, onde acham que o sexo é aquilo e muitas vezes trazem isso dentro do relacionamento. Acreditam que a mulher não teve prazer porque não molhou a cama inteira ou querem que ela gema de uma tal maneira. No caso das mulheres, é um ângulo um pouquinho mais complicado. A ausência de educação sexual deixou a gente à mercê de achar que o sexo é uma obrigação, somente para agradar o outro ou para fazer filho. Tudo isso fez da relação sexual algo muito complicado. Porque como eu vejo o sexo vai ser determinante em como vai ser o sexo no meu casamento. Quando me procuram com problemas, sempre pergunto: o que o sexo significa para ti">
- Título: Homem micro-ondas, mulher fogão a lenha
- Autora: Gabriela Dias
- Editora: Hábito
- Número de páginas: 274
- Valor sugerido: R$ 54,90
*Produção: Luísa Tessuto