
A maternidade é uma escolha individual de cada mulher. Mas sabemos que é comum a opção de não ter filhos vir acompanhada de uma enxurrada de julgamentos externos. Das anônimas às famosas, são inúmeras as mulheres que am por situações constrangedoras ao ter que "justificar" sua falta de desejo de ser mãe.
Em uma entrevista publicada na semana ada pelo jornal O Globo, a escritora e roteirista Thalita Rebouças, de 46 anos, autora de best-sellers adolescentes como Fala Sério, Mãe e Tudo por Um Popstar, contou que já sofreu muita pressão e ouviu comentários maldosos por conta de sua decisão de não ter filhos.
— Sou da geração que mais foi pressionada. Tomei a decisão com 27 ou 28, por aí. Não era a minha praia, é muito tempo de dedicação. Sempre falo que fazer filho é fácil, educar que é difícil. Não sei se teria vocação. Comparo com a minha carreira de atriz, para exemplificar. Sei que tenho um mínimo de talento, mas não tenho vocação para ficar esperando horas para gravar no set, ensaiando etc. Com a maternidade seria parecido. Acho mesmo que teria talento, mas não sei se tenho vocação. Na dúvida, por que vou arriscar? — explicou ela.