
O jejum intermitente não é uma dieta, mas pode ser considerado uma estratégia nutricional, e tem se tornado cada vez mais popular. Ele se baseia em uma janela de alimentação pequena para outra longa de jejum. O tempo sem comer varia de 12 horas a 24 horas e a refeição se encaixa no restante desse período.
Em 2016, o biólogo celular e professor da Universidade de Tóquio Yoshinori Ohsumi ganhou o prêmio Nobel de Medicina pelo estudo que mostrou que a restrição alimentar auxilia na renovação celular, ajudando na limpeza interna do organismo. Isso despertou ainda mais o interesse sobre a prática e com isso alguns mitos que vamos desvendar hoje:
#1 JEJUM INTERMITENTE QUEIMA MAIS GORDURA?
Estudos mostram que há uma diferença na oxidação de gorduras no período de jejum – e isso depende de uma série de fatores e outras via metabólicas –, mas quando suas calorias diárias não atingem um déficit necessário para promover o emagrecimento, você irá acumular gordura e o resultado dessa equação será a manutenção ou até aumento de peso. E o que isso significa? O jejum intermitente pode até queimar mais gordura no período que você estiver sem comer, mas isso vai depender de muitos fatores e o que você come precisa estar alinhado adequadamente para não ocorrer acúmulo de gordura.
#2 JEJUM INTERMITENTE É MELHOR PARA O EMAGRECIMENTO?
O jejum intermitente é uma estratégia nutricional e assim como qualquer estratégia, não se encaixa em qualquer indivíduo. Se você é o tipo de pessoa que sente muita fome ao acordar ou simplesmente ama um bom café da manhã, jejuar será um peso na sua rotina e vai atrapalhar sua adesão à dieta.
Mas se você é do tipo que fica tranquilamente sem se alimentar até o horário do almoço, pode ser interessante para que você consiga ingerir menos calorias com mais facilidade, já que acaba pulando uma refeição.
Além disso, aderir ao jejum depende de outros fatores que devem ser analisados com a orientação de um profissional.
#3 FAZER JEJUM SIGNIFICA COMER MENOS?
Não necessariamente. E esse é o erro mais comum de quem adere ao jejum intermitente sem orientação. Não importa se você faz seis ou três refeições por dia: suas necessidades nutricionais permanecem as mesmas e precisam ser atendidas. Como assim">Disputa pela coroa