Muito conhecido e temido por quem está em fase de emagrecimento, o efeito platô é um fenômeno que faz muitas pessoas desistirem do processo. O efeito platô nada mais é do que a interrupção da perda de peso por parte do seu metabolismo. Eu sei que você já deve ter escutado falar sobre esse efeito, mas deve ter dúvidas sobre como e por que ele acontece. Confira abaixo:
Metabolismo basal e calorias
O efeito platô é caracterizado pela estagnação do peso durante o processo de emagrecimento. O nosso corpo precisa de uma certa quantidade de energia (kcal) para se manter vivo (isso é individual, cada corpo tem sua necessidade individualizada). Chamamos isso de metabolismo basal (TMB), e ele depende de características genéticas, composição corporal, idade, sexo e do nível de atividade cotidiana.
Uma pessoa que trabalha carregando peso, por exemplo, gasta mais calorias nos afazeres do seu dia do que uma pessoa que trabalha sentada. Para que o emagrecimento aconteça, é necessário que a quantidade de calorias consumidas através da alimentação seja menor do que a quantidade que o corpo gasta como fonte de energia, esse é o déficit calórico.
Onde o problema começa">
- Redobre a atenção as beliscadas e escapadas da dieta. Por mais que eles pareçam inocentes, muitas vezes prejudicam o seu déficit calórico.
- Certifique-se de que as alterações na dieta sejam feitas para que a mudança na ingestão de calorias favoreça o déficit calórico.
- Se você ainda não pratica atividade física é hora de começar. O gasto energético aumenta, tornando o déficit calórico mais facilmente alcançável.
- Se você já pratica atividade física, procure seu educador físico para atualizar os tipos de exercícios e a intensidade do treino.
Lembre-se de procurar um nutricionista para garantir que suas necessidades nutricionais sejam respeitadas.