
Uma boa calça de alfaiataria é um dos maiores tesouros que podemos ter no armário. Naturalmente elegantes, elas são úteis e práticas, pois podem ser usadas em diversas ocasiões e adaptadas aos mais variados estilos. Apesar disso, costumam gerar muitas dúvidas, como: "qual é o melhor comprimento?", "com qual sapato usar?" e "como utilizá-las fora do ambiente de trabalho?".
A seguir, você confere algumas respostas e dicas de como utilizar a calça de alfaiataria reta na prática.
O que considerar na hora de investir
Tecido
Os fios naturais, especialmente no verão, são os mais indicados, pois permitem que a pele respire. Pense no algodão de alta qualidade, linho e seda. O crepe também funciona. Já os tecidos mais encorpados, como lã ou outras malhas, são recomendados para temperaturas mais amenas.
Checar a etiqueta de composição é sempre importante, já que os tecidos sintéticos em quantidades moderadas podem ajudar na modelagem, evitando que amasse muito e no conforto. Para garantir a comodidade, até 7% de elastano e uma mistura de fibras como viscose e algodão são boas opções.
Comprimento
Como regra geral, a barra deve ficar cerca de um centímetro acima do chão, mas essa escolha também é uma questão de gosto pessoal (e também depende dos sapatos que pretende usar). Há quem prefira versões cropped e quem goste do modelo praticamente tocando o chão, à lá Victoria Beckham. Por isso, é importante experimentar e considerar o seu estilo ao decidir a melhor alternativa.