Partindo do princípio básico de que momentos valem mais do que coisas, vou contar (ou exaltar) uma das experiências mais deliciosas que vivi neste verão. Na minha opinião, o que dá mais prazer na vida é conhecer e se surpreender. O Maré Brasil é um restaurante com muita história. Se trata de um cantinho em Xangri-lá, que nos transporta para outros lugares. Com cozinha mediterrânea internacional, o lugar serve pratos vindos de visitas do chef ao redor do mundo.

Não é que no trajeto afobado da Avenida Paraguassu, onde já ei centenas de vezes, residia um pequeno oásis? Não à toa que não conhecia, já que de fora é uma singela casinha iluminada e bem arrumada, simples e humilde. Fica a dica: é sempre bom fazer reserva antes de aparecer por lá.
Com uma recepção calorosa, entramos no restaurante. Todo em madeira, com música e luz baixa, o lugar é repleto de artefatos que remetem a outros países. A primeira impressão já deu a ideia de que iríamos viajar com o chef naquela noite. O cardápio muda a cada ano conforme suas viagens, e todos os pratos servidos têm inspiração em diferentes países, até destinos incomuns, como Finlândia, Eslovênia, Áustria e Turquia. Afinal, o chef Marco Silva já ou por 48 países.

No incrível menu há opções de entradas, saladas, peixes, carnes, risotos e massas. É daqueles cardápios enxutos, com cerca de quatro opções por categoria, e absolutamente certeiro, que agrada até os paladares mais exigentes. O mais legal é que ao lado do nome de cada prato está a bandeira referente ao país da culinária.
De entrada, pedimos a impecável Alhada Portuguesa: camarões flambados no conhaque, creme de batata com alho-poró, cebolinha verde e alho branqueados em caldo de legumes com farofa picante. Deu para ter uma ideia do nível de jantar que teríamos pela frente. Todas as entradas custam R$ 68.

A carta de vinhos é bem completa, com rótulos de países como Chile, Argentina, Uruguai, Itália, França e Espanha. Para iniciar o jantar (e combinar perfeitamente com nossa entrada), pedimos o Rosé Claudeval, um francês obtido a partir das uvas Grenache, Cinsault e Syrah.

Se tem coisa que me deixa encantada antes mesmo de provar os sabores é a dedicação e cuidado em todos os detalhes. Já estávamos surpresos com a simpatia, acolhimento dos funcionários, organização e ambiente agradável, para completar, não é que antes dos pratos principais chegarem à mesa foi servida uma minia de arroz com amêndoas laminadas? Porque nenhum prato nega uma porção de um bom arroz soltinho, correto">
Maré Brasil Culinárias
Endereço: Av. Paraguassu, 1.473, em Xangri-Lá
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 20h à meia-noite
Fone: (51) 3689-3308