
Final do ano chegando, além da correria para terminar tudo antes da virada também é a hora de presentearmos aqueles que estiveram por perto e, principalmente, fizeram a diferença nesse ano tão adversos que vivemos. E porquê não agradecer com uma bebida, que vamos escolher com todo o carinho e, quando ela for tomar, ainda vai lembrar de quem deu e do momento que recebeu.
Eu adoro escolher vinho para gratificar alguém e, para mim, vira um parque diversões. Confesso que por ser enóloga, geralmente, também sou presenteada com vinhos e espumantes e isso é encantador. No meu caso, eu vou na loja, vejo as opções, penso na pessoa e ainda escrevo um cartão com o porquê daquele vinho para ela. Uma maneira de personalizar o presente nesse mundo tão digital e impessoal.
Claro que, quanto mais próximo da pessoa, mais fácil é a escolha, mas temos algumas sugestões para ajudar na escolha. Se o presenteado for um profissional que não tenha tanta intimidade, seja pela idade ou pelo trabalho realizado, pode ser um médico ou enfermeiro que foi importante esse ano, ou a dentista da família, clássicos do mundo do vinho são sempre boas opções. Os conceituados vinhos da bodega Catena Zapata (1) agradam e valorizam todos. Na mesma batida, temos os brasileiro da Angheben (2), como o tradicional Barbera, mas também temos os espumantes da Don Giovanni (3), como a Série Ouro para agradecer pelo o que fizeram pela gente.

Mas, se a pessoa a ser presenteada for mais descontraída, ligada nas tendência e gosta de estar na moda, os vinhos e espumantes em lata (1) são uma ótima escolha. Assim como os espumantes extra brut da Casa Perini (2), que são lançamentos e estão com uma edição black especial. Ganhar um presente assim que resiste, hein">Reconhecimento internacional