Shopping Iguatemi
Cerca de 200 animais ganharam um lar temporário no sexto andar do estacionamento do shopping Iguatemi. O Santuário Voz Animal é responsável por cuidar dos pets no local.
Centro Humanístico Vida
O Centro Humanístico Vida da Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, na zona norte, abriga mais de 400 animais. Voluntários também pode auxiliar no dia a dia com os pets, através do preenchimento do formulário disponível neste link.
AABB
Na zona sul de Porto Alegre, a Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) também abriga animais resgatados. Além de voluntários para atuar como veterinário durante a madrugada, o local também precisa de doações.
Abrigo Patinhas Protásio
No bairro Três Figueiras estão abrigados cerca de 30 cachorros. Resgatados de diferentes regiões, como Eldorado do Sul, orla do Gasômetro e Sarandi, o local funciona apenas com trabalho voluntário e se mantém com doações.
O abrigo também procura voluntários para auxiliar no cuidado dos pets, especialmente no turno da madrugada, entre 00h e 6h.
Abanerj
O ginásio da Associação dos Funcionários Sistema Integrado (Abanerj) solicita a doações. O espaço tornou-se abrigo de cães que chegam ao hospital de campanha, na orla do Gasômetro.
35 CTG
O Centro de Tradições Gaúchas (CTG) 35 serve como ponto de coleta, triagem e distribuição de donativos para outros abrigos. Voluntários encaminham os itens recebidos para outros abrigos, conforme a necessidade.
Procura-se um Amigo
Abrigo que está recebendo cães e gatos resgatados das enchentes. Mais de 300 animais estão sendo tratados, alimentados e sendo disponibilizados para lar temporário (enquanto naõ acha o dono) ou adoção (em casos sem dono).
Esefid (UFRGS)
A Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (Esefid) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) conta com 62 cães e oito gatos. O local precisa de voluntários para limpar as baias e ear com os bichinhos. Além disso, veterinários e auxiliares de veterinários também são bem-vindos, especialmente para o plantão noturno.
Quem quiser ajudar, pode entrar no grupo de WhatsApp deste link.
SESC
Abrigo de 250 pessoas e 45 animais, neste momento o local precisa de médicos veterinários auxiliares para auxiliar na aplicação dos medicamentos nos pets. A prioridade é no turno da manhã, às 8h, e da noite, às 20h. O contato dos interessados em apoiar pode ser feito através do telefone (51) 99214-6024, diretamente com a Desirê Allram, colaboradora que está coordenando o setor de pets no abrigo.
Secretaria de Bem-Estar Animal
Através da Secretaria de Bem-Estar Animal, a prefeitura de Canoas prepara a construção de 400 lares para abrigar cães. O poder municipal também recebe doações em dinheiro em um canal exclusivo para auxiliar os pets resgatados.
Ulbra
Abrigo de mais de 6 mil pessoas, a Ulbra também virou lar temporário de aproximadamente 2 mil cachorros. Um dos animais que recebe cuidados no local é o cavalo Caramelo, que ou cerca de três dias no telhado de uma residência no município, ilhado. O espaço conta com médicos veterinários e precisa de doações.
Universidade La Salle
O La Salle também abriga cães e gatos resgatados das enchentes. A universidade aceita doações.
Anivet
Com atendimento veterinário profissional, a Anivet abriga 120 cães resgatados em Canoas. Em parceria com a prefeitura de Gravataí, o espaço aceita doações e arrecada valores através da chave Pix.
Pets Resgatados
A iniciativa Pets Resgatados, da protetora Luise Werner, abriga e tenta localizar os donos dos pets resgatados em Gravataí e região. O projeto conta com dois abrigos para acolher os bichinhos.
Unisinos
A Unisinos oferece tratamento veterinário para animais que foram resgatados junto com as famílias abrigadas no campus de São Leopoldo. O espaço para os pets é completo no local, com, inclusive, hospital de campanha para cirurgia em animais.
EMEF Irmão Weibert
A Secretaria de Proteção Animal de São Leopoldo montou um abrigo na Emef Irmão Weibert, com a oferta de atendimento médico veterinário. O local tem capacidade para abrigar 120 animais e atender até 150.
Bigornão
O abrigo Bigornão, na Rua João Goulart, 106, em São Leopoldo, abriga quase 500 pessoas e mais de 50 animais, incluindo cachorros, gatos e galinhas. Segundo a voluntária Ana Cláudia Pinheiro Oliveira, o número de voluntários não é o suficiente para dar conta de todo o trabalho. Para ajudar, basta comparecer ao local.
Mais de 90 cachorros recebem cuidados no Abrigo Lima e Silva, no Centro de Novo Hamburgo. Iniciativa voluntária, o local necessita de doações de ração, cobertores, jornais e material de limpeza. Os itens podem ser entregues presencialmente na Rua Lima e Silva, 455.
No Instagram, @abrigolimaesilva, os voluntários publicam fotos dos animais abrigados no local. O espaço também aceita doações através da chave Pix [email protected].
O Pavilhão Central do Parque da Oktoberfest em Santa Cruz do Sul é ponto de coleta exclusivo para itens direcionados aos animais. O local aceita doações.
A Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) disponibilizou um espaço para acolher animais resgatados, coordenado pela instituição e por voluntários. O local aceita doações e está em busca de voluntários.
Diversos abrigos, ONGs e entidades voltadas à causa animal estão divulgando, pelo Instagram, fotos dos animais resgatados das enchentes, na tentativa de encontrar seus tutores. Há iniciativas em diversos municípios, organizadas pela sociedade civil.
Abaixo, confira páginas que estão realizando esse tipo de serviço.
*Matéria em atualização.