O que é jornalismo de soluções?

É uma prática jornalística que abre espaço para o debate de saídas para problemas relevantes, com diferentes visões e aprofundamento dos temas. A ideia é, mais do que apresentar o assunto, focar na resolução das questões, visando ao desenvolvimento da sociedade.

 Liderados pelo professor de Matemática Felipe Rechia, alguns alunos do primeiro ano do Ensino Médio fizeram um cálculo para entender qual é a capacidade do telhado de receber água. 

— A gente calculou a área do telhado utilizando fórmulas como seno, cosseno e tangente. A gente tinha que medir o telhado, mas não podíamos subir lá, porque tinha o risco de cair. Então, do solo, fizemos esse cálculo. Ficamos abismados, porque a capacidade de captação do telhado é gigantesca: uma média mensal de 22.500 litros — diz o professor. 

Alan Patrik Buzzatti / Arquivo pessoal
Comunidade também se beneficia do armazenamento de água da chuva

A experiência de lecionar em uma instituição pública, que dá outros frutos para a comunidade além da educação, é gratificante.

— É a primeira escola em que atuo com uma visão ambiental, sustentável. A maioria dos alunos são do entorno, então eles vão muito à escola, inclusive para jogar bola nos finais de semana. Alguns até recebem os alimentos produzidos na nossa horta. E agora a escola dá esse retorno com a cisterna. O bairro sofre com muita falta de água — reforça Rechia. 

A escola tem pretensões maiores. Segundo o diretor Buzzatti, a pequena caixa d´água, com capacidade para armazenar 2 mil litros, temporariamente desativada, será levada em direção ao prédio da instituição, para que o volume guardado seja destinado à limpeza do pátio e até da calçada. Para isso, será necessário investir na infraestrutura do telhado, instalando canos que possam fazer a condução do líquido até o reservatório. 

— Queremos ampliar a captação de água ainda mais, para que possamos utilizar nos banheiros e em todo conjunto da limpeza da escola. Queremos chegar nesse patamar de sermos autossustentáveis e só utilizarmos água tratada da Corsan para consumo humano — projeta.

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais

RBS BRAND STUDIO